Museu de Folclore "Saul Martins"
Ao celebrar 65 anos a Comissão recebeu valioso presente:
Coleção de Réplicas de os Profetas, em madeira , acervo do folclorista
Washington Albino. doação de Anésia Gonzaga - foto abaixo.
O gif ao lado formado com fotos da solenidade comemorativa do aniversário, com
as estatuas espalhadas ao redor.
O MUSEU - Uma história em seis capítulos.
Capítulo I - 1965
...Os museus de folclore eram metas perseguidas por folcloristas de todas as Comissões Estaduais, dada sua importância cultural, válido
como laboratórios para análise de cultura comparada, além de interesse turístico. O nosso museu nasceu desta preocupação científica e sua
organização e abertura aconteceu durante o governo Magalhães Pinto, com o devido apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, instalou-se
modestamente numa sala
Organização e comentários
Raimundo Nonato de Miranda Chaves
do prédio onde se encontra a atual Bibliotéca
Pública, na Praça da Liberdade. Leia Mais Revista N
o. 25, 2013, página 13. Artigo de Saul
Martins.
O Decreto N
o. 8.474 de 2 de julho de 1965 cria o
Museu de Arte Popular Leia o decreto
Capítulo II - 1976
... a partir do dia 21 deste mês de agosto de 1976, uma placa passa a indicar a sede permanente da Comissão Mineira de Folclore,
à rua Timbiras, 2500 - Edificio JK, em amplas salas cedidas pelo
governador Aureliano Chaves de Mendonça, tendo junto o sonhado Museu de Folclore.
Texto de Mari'Stella Tristão em Revista N
o. 03, Ano 1976, página 37.
Capítulo III - ?? ...Desgraçadamente, embora o espaço fosse nobre e central, era vulnerável
não oferecia segurança alguma. Marginais, então, quebravam
as enormes vidros, que formavam paredes, invadiam as instalações e subtraiam peças do Museu,assim como aparelhos audiovisuais.
... o acervo foi levado para depósito na Rua Arturo Toscanini - Bairro Santo Antônio. Texto de Saul Martins, Revista N
o.
23, 2002 página 72.
Leia Mais
Capitulo IV - 1982
É grande a dívida da CMFl para com o professor Wilson Chaves, que deu ênfase à cultura popular em sua administração e prestigiou
sobremaneira os folcloristas.Seu entusiamo e extrema dedicação à área culminarm com a entrega à Comissão Mineira de Folclore
de um conjunto de salas da Rua dos Carijós, No. 150, 6o. andar, acontecimento que se realizou em 12 de maios
de 1982, por intermedio da Secretaria de Governo.
Texto de Saul Martins, Revista N
o.23, 2002.
Capítulo V - 1987
No finaol de 1987, o dono das salas do
Edificio Carijós pediu o imóvel. Revelou-se claro o interesse de pessoas ligadas ao governos em
satisfazer o pedido e desocupar as salas.
Com este fim dizia-se que o museu ficaria bem alojado na casa 2.474 da Rua São Paulo, onde o espaço era grande com vantagem de ser térreo.
O acervo foi transferido para aquele endereço, em 19 de novembro. Malogro total, As vantagens não passavam de enganação.
Durante quatro
longos anos o museu ficou em letargia, encaixotado. continuação de texto de Saul Martins na Revista N
o. 23.
Capítulo VI - 1992
... de inicio, esbarramos no cruciante problema do Museu de Folclore 'Saul Martins', que se achava encaixotado há quatro anos e se viu
ameaçado de ser posto na rua como entulho inútil. Mais de mil peças de raro valor artístico-antropológico.
... o facho de luz veio de Vespasiano. O Prefeito Carlos Murta e sua equipe da área cultural abriram as portas ao Museu.
Hoje, o Museu de Folclore está em Vespasiano, muito bem instalado na Casa da Cultura, à rua Francisco Lima, 12, funcionando plenamente,
como um album tridimensional da cultura, no dizer do mestre Saul Martins. Discurso de posse, na presidência da CMFL, de Domingos Diniz,
publicado na Revista N
o. 15, Ano 1992, página 73.
Convênio assinado por Carlos Murta e Domingos Martins, respectivamente, pela Prefeitura de Vespasiano e
pela CMFl.
Veja
Clique na figura, à esquerda,
para ver bonito folder!
A questão não está plenamente resolvida. Novos problemas surgidos em 2016,
Veja ata de reunião da diretoria
A seguir são mostrados cinco paineis com fotos de peças do acervo do Museu do Folclore "Saul Martins". Depois, pequena amostra de como
as peças foram descritas, no minucioso trabalho do professor Antônio de Paiva Moura. O acervo completo compôe o catálogo publicado em 1983,
com o título Museu de Folclore, contendo a descrição de peças de tres coleções:
- Coleção Comissão Mineria de Folclore
- Coleção Saul Martins
- Coleção José Valentim Rosa
Cópia do Catálogo: Museu de Folclore está
disponível neste web site.
Painel I
Aponte a foto c/ mouse
Painel II
Aponte a foto c/ mouse
Painel III
Aponte a foto c/ mouse
Painel IV
Aponte a foto c/ mouse
Painel V
Aponte a foto c/ mouse
Saul Martins escreveu: A abertura para a comunidade estudantil do Centro de Informações Folclóricas marcou época áurea da Comissão Mineira
de Folclore. O fichário esplêndido, minucioso e bem organizado, obra notável que demandou exaustivo esforço e competência de nosso inteligente colega,
professor Antônio de Paiva Moura, logo atraiu estudantes e cientistas sociais,
particularmente etnólogos que iam ao Centro para obter
informações. Acresente-se ao trabalho de Paiva Moura, a elaboração do Catálogo de Peças do Museu com 743 peças
indexadas. A retomada malandra do imóvel que ocupávamos na Rua dos Carijós nº 150 dificultou o crescimento que se fazia célere da Instituição,
Obras incorporadas ao Museu, em 1983 classificação: Antônio de Paiva Moura
- 01.189
- Rapezeira feita em chifre de boi - Montes Claros - 1983, doação de Frei Francisco van der Poel
- 01.190
- "Velho em cadeira de balanço" - Belo Horizonte - Angelina - 1983, doação de Mari'Stella Tristão
- 01.191
- "Velha em cadeira de balanço" - Belo Horizonte - Angelina - 1983, doação de Mari'Stella Tristão
- 01.192
- Queijeira em cerâmica - São Miguel do Anta, MG - Marlene Silva - 1983, doação de Antônio de Paiva Moura
- 01.193
- Bengala de São José - Belo Horizonte - Julinda Garcia Martins - Doação de Saul Martins
- 01.194
- Rede de Retalhos - Piracuruca, PI - Dona Nega - 1980, doação de Saul Martins
- 01.195
- "Pagador de Promessa" - Goiania, GO - Omar Santo - 1980, doação de Mari'Stella Tristão
- 01.196
- "O Lambe-Lambe" - Belo Horizonte - Rodélnegio Gonçalves Santos - 1980, doação de Mari'Stella Tristão
- 01.197
- "Papagaio Rezador" - Xilogravura - Doação de Mari'Stella Tristão
- 01.198
- "Riachão e o Diabo" - Xilogravura - Doação de Mari'Stella Tristão
- 01.199
- "Senegal" - Badiel - 1983, doação de Mari'Stella Tristão
- 01.200
- "Rapezeira" - Montes Claros - 1983, doação Frei Francisco van der Poel
- 01.201
- Transferido para o acervo da CMFl sob o no. 132.01.005
- 01.202
- "Rapezeira" - Montes Claros - 1983, doação Frei Francisco van der Poel
- 01.203
- Sacola de alinhagem e palha de bananeira - doação de Juliana Garcia Martins
- 01.204
- Renda de bilro - Januária, MG - 1979, doação de Saul Martins
- 01.205
- "Anjo" - Cerâmica - Araçuaí - Mari Lira Marques - 1983, doação da autora
- 01.206
- "Máscara Negra" - Cerâmica - Araçuaí - Mari Lira Marques - 1983, doação da autora
- 01.207
- "Araçuai"- Cerâmica - Araçuaí - Mari Lira Marques - 1983, doação da autora
- 01.208
- "Rei do Cangaço" - (escultura em madeira) - Araçuai - Josefa Alves dos Reis (Zefa) - 1983, doação Frei Francisco van der Poel
- 01.209
- "São Francisco com o pombo" - (jacarandá) - Araçuai - Josefa Alves dos Reis (Zefa) - 1983, doação Frei Francisco van der Poel
- 01.210
- "A sombra da sorte" - (angico)- Araçuai - Josefa Alves dos Reis (Zefa) - 1983, doação Frei Francisco van der Poel
- 01.211
- "Oratório de viagem" - Embu, SP - 1979, doação de Antônio de Paiva Moura
- 01.212
- Bombo - Argentina - 1983, doação de Onestado Xavier Ladeira
- 01.213
- Quena - Chaco - Argentina - 1983, doação de Onestado Xavier Ladeira
- 01.214
- Quena - Chaco - Argentina - 1983, doação de Onestado Xavier Ladeira
- 01.215
- Tipiti - Colônia Vila Boa Vista - Município de Porto Trombetas, PA - 1983, doação de Laura Lúcia P. Henschlse
- 01.216
- Coroa de Folia de Reis - Triângulo Mineiro - 1983, doação de Everton de Paula
- 01.217
- Coroa de Folia de Reis - Triângulo Mineiro - 1983, doação de Everton de Paula
- 01.218
- Coroa de Folia de Reis - Triângulo Mineiro - 1983, doação de Everton de Paula
- 01.219
- Coroa de Folia de Reis - Triângulo Mineiro - 1983, doação de Everton de Paula
- 01.220
- Flexa de Caboclo - Serro - 1983, doação de Efigênio Augusto da Silva Função: marcação de compasso na marcha dos caboclos
- 01.221
- Pandeiro de Marujo - Serro - 1983, doação de Efigênio Augusto da Silva
- 01.222
- Adufe octogonal - Serro - 1983, doação de Efigênio Augusto da Silva
- 01.223
- Chapéu de capim - Patos de Minas, MG - Geraldina Fernandes Vieira - 1983, doação CEAPS - Função: decorativa
- 01.224
- Chapéu de capim - Dianópolis, GO - 1983, doação Dr. Napoleão G.A. Oliveira e Costa - Função: uso no trabalho
- 01.225
- Boneca perfumada - Belem, PA - 1984, doação Augusta Maria Soares - Função: decorativa
- 01.226
- Colar - Cabrália - Porto Seguro, BA - Índio Itambé - Pataxó - doação de Augusta Maria Soares
- 01.227
- Cachimbo - Fazenda São Vicente - Acurui - Itabirito - encontrado por Carlos Vitor Gomes e doado pelo mesmo
- 01.228
- Cachimbo - Fazenda São Vicente - Acurui - Itabirito - 1984 - encontrado por Carlos Vitor Gomes e doado pelo mesmo
- 01.229
- Cachimbo - Fazenda São Vicente - Acurui - Itabirito - 1984 - encontrado por Carlos Vitor Gomes e doado pelo mesmo
- 01.230
- Pífano - Serro, MG - flauta feita e usada por Amantino Rodrigues de Souza, na "Caixa de Assovio", festa do Rosário desde 1948.
Doada por Efigênio Augusto silva, em 1984.
- 01.231
- Cachimbo - Bairro Rio Grande - Diamantina - Encontrado por Sebastião José de Matos e doado por Antônio de Paiva Moura
- 01.232
- Escultura em madeira, figura antropozoomórfica, intitulada "Gregira", interpretação de Exu, de autoria de José Valentim Rosa,
Belo Horizonte, 1974, doada pelo autor.
- 01.233
- Escultura em madeira, figura antropomórfica "Bifacial", de autoria de José Valentim Rosa, Belo Horizonte, 1974, doada pelo autor.
- 01.234
- Escultura em madeira, figura antropomórfica "Multifacial", de autoria de José Valentim Rosa, Belo Horizonte, 1974, doada pelo autor.
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