Semana Mineira de Folclore


Organização e Comentários
Raimundo Nonato de Miranda Chaves

50 anos sem interrupção

Lei no. 3899 de 21 de dezembro de 1965 cria o Centro de Trdições Mineiras .
Inicia-se a série de Semanas Mineiras de Foclore.
51ª Semana Mineira de Folclore. As semanas mineiras de folclore, celebradas a cada ano, são marcos fundamentais na história da Comissão.
Conforme texto do presidente José Moreira de Souza, elas têm exibido ao longo de cinquenta anos, dois traços marcantes:
  • Celebrar o saber popular. Desse modo a primeira semana mineira de Folclore realizada no ano de 1965 se iniciou com celebração de Missa na porta do Palácio da Liberdade presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom João Bosco de Rezende Costa à qual compareceram o governador do Estado e o prefeito de Belo Horizonte com a presença de 300 congadeiros em devoção a Nossa Senhora do Rosário. Cuidava-se assim de exigir
(continuação) respeito ao saber popular da herança mineira de congraçamento étnico, para o qual tanto a Igreja quanto o Estado manifestavam profundo desprezo.
  • Colocar na roda de conversa os temas de estudo dos folcloristas para promover ampla discussão sobre as políticas públicas de atenção ao saber popular, hoje conhecidas como bens do patrimônio imaterial.
  • Texto publicado no Boletim Carranca Nº 3 de 2017, ver detalhes.

    O Cartaz/Convite contem a programação resumida e os links - retângulos amarelos - para: programação dealhada, comentários sobre a relização, fotos, pronunciamentos e tudo mais que se julgou de interesse registrar.
    Continua ...
    49ª Semana Mineira de Folclore.

    A Semana Mineria de Folclore é uma realização anual da Comissão Mineira de Folclore, o evento ocorre, sempre, no mes de agosto, envolendo o Dia do Folclore - 22 de agosto.
    Neste ano de 2015, quando se realizou a 49a. Semana Mineira de Folclore, trabalhou-se com a página de programação e convite e a lista de páginas, contendo a realizações do dia.
    1. 21 de agosto
    2. 26 de agosto
    48ª Semana Mineira de Folclore.

    A 48a. Semana de Folclore, realizada em agosto de 2014, foi um marco na preparação do XVII Congresso Brasileiro de Folclore, a se realizar, em outubro do ano seguinte, em Belo Horizonte. Leia mais
    47ª Semana Mineira de Folclore.

    Agosto de 2013, a Comissão Mineira de Folclore distibuiu folder, informando parte de seu acervo bibliográfico e, de forma muito resumida, seu trabalho ao longo de 65 anos. Reivindicou, também, que precisa de uma sede para poder prestar serviços às comuniddes em todo o estado. Disponibilizar seu acervo para consutlta, ministrar palestras e desenvolver projetos Leia mais Veja também, programa/convite e mais fotos de presenças
    46ª Semana Mineira de Folclore.

    O dia 22 de agosto é o dia internacional do Folclore. A data foi escolhida porque no ano de 1846, nesse dia, a revista Atheneum de Londres publicou um manifesto no qual se chamava atenção para o saber popular em declínio em face às inovações tecnológicas.
    A Comissão Mineira de Folclore é responsável pela coordenação dessa Semana em todo o território mineiro, desde o ano de 1965. Leia mais Depois da programação, Veja a realização
    41ª Semana Mineira de Folclore.

    Temos pouco a informar sobre esta celebração, contamos com mais informação à medida que formos obtendo edições antigas do Carranca e da Revista. Marcando presenças, folcloristas conhecidos: Weitzel, Moreira, Frei Chico, Miriam, Carlos Felipe, Agueda e muitos outros, inclusive o compositor e cantor Rubinho do Vale. Também, a salientar a posse de novos associados: Elieth e Ediléia. Veja o clipe
    37a. Semana Mineira de Folclore

    De 9 a 30 de agosto de 1999, realizou-se a 37ª Semana Mineira de Folclore, com bom êxito, vasta programação e muitas parcerias. Dia do Folclore, 22 de agosto: empossados novos membros efetivos – Águeda Carvalhaes, Maria Agripina e Kátia Cupertino; e posse da nova diretoria da CMFL, estando à frente, na presidência, o folclorista Lázaro Francisco da Silva.
    texto de Saul Martins in Revista No. 25, 2013.
    36a. Semana Mineira de Folclore

    Realização da 36ª Semana Mineira de Folclore, de 19 a 31 de agosto de 1998, com vasta programação e muitas parcerias. Dia 19 aconteceu o lançamento do Livro de Folclore Poético de Pompéu, de Edméia Faria, indicada para membro efetiva da Comissão Mineira de Folclore. Dia 22 foi a vez do lançamento de O Grande Livro de Folclore, de Carlos Felipe, da CMFL. E no dia 31, em Nova Lima, a Comissão e Secretaria Municipal de Cultura, associadas, lançaram o livro intitulado Manifestações Folclóricas no Município de Nova Lima, de responsabilidade e redação do nosso presidente Domingos Diniz.
    texto de Saul Martins in Revista No. 25, 2013.
    35a. Semana Mineira de Folclore

    Em agosto, 1997, realizou a 35ª Semana Mineira de Folclore com vasta programação e animada parceria. Em 22, dia do Folclore, aconteceu o esperado lançamento da Revista Nº 20 da Comissão Mineira plena de material da melhor qualidade, inclusive o Catálogo Bibliográfico sobre o Folclore em Minas Gerais, do folclorista Antônio Paiva Moura e prefácio de Saul Martins.
    Dia 30 é assinado o Convênio de Cooperação entre a Comissão Mineira de Folclore e Centro Universitário Newton Paiva, o qual significa passo largo no caminho longo do progresso cultural das referidas instituições. Esperam-se muitos benefícios desta parceria. Sabe-se, por exemplo, que o Informativo Carranca terá o patrocínio do Centro Universitário Newton Paiva, com edição mensal.
    texto de Saul Martins in Revista No. 25, 2013.
    33a. Semana Mineira de Folvlore


    Aconteceu com raro brilho a 33ª Semana de Folclore, comemorativa do Centenário de Belo Horizonte. Dia 20 de agosto de 1977, a CMFL recebeu troféu e diploma, como parte das comemorações “pela relevante contribuição à cultura mineira”, dados pelo Banco Itaú e Belotur.
    texto de Saul Martins in Revista No. 25, 2013.
    30a. Semana Mineira de Folclore

    De 14 a 22 de agosto de 1994, realiza-se a 30ª Semana de Folclore de Belo Horizonte e o IV Painel sobre o folclore em Minas Gerais. Coordenado pela CMFL e editado pela Secretaria Municipal de Cultura, foi lançado o tablóide Aroeira, com colaboração dos folcloristas mineiros, bem recebido pela comunidade, distribuído às escolas e organismos culturais da Capital e interior do Estado.
    texto de Saul Martins in Revista No. 25, 2013.
    29a. Semana Mineira de Folclore

    No ano de 1993, de 14 a 22 de agosto, realizaram-se a 29ª Semana de Folclore e o III Painel sobre o Folclore em Minas Gerais, com variada programação, sempre concorrida por gente interessada – professores, alunos e pesquisadores da capital e cidades da região metropolitana. Sob o patrocínio do SESC-MG, foi editado o excelente Boletim nº 15.
    texto de Saul Martins in Revista No. 25, 2013.
    28a. Semana Mineira de Folclore.

    Em 22 de agosto de 1993, houve sessão solene para dar posse à nova diretoria e aconteceu também, na seqüência, a abertura da 28ª Semana de Folclore e II Painel sobre o Folclore em Minas Gerais.
    texto de Saul Martins in Revista No. 25, 2013.
    27a. Semana Mineira de Folclore.

    De 19 a 25 de agosto de 1991 realiza-se a 27ª Semana de Folclore de Belo Horizonte, com vasta e variada programação, com destaque para o I Painel sobre o Folclore em Minas Gerais, que passou a ser incorporado, agora em caráter definitivo, às semanas de folclore da capital.
    texto de Saul Martins in Revista No. 25, 2013.
    26ª Semana Mineira de Folclore - 1990

    Nas comemorações do Dia Internacional do Folclore, 22 de agosto, a Comissão Mineira de Folclore promove sua Vigésima Sexta Semana do Folclore em Belo Horizonte, com o apoio da Secretaria da Cultura, Imprensa Oficial, Belotur, Sesc/ AR-MG, Sesi Minas, Federação dos Congados de Nossa Senhora do Rosário de Minas Gerais e da Federação Espirita e Umbandista de Minas Gerais. Dada a sua formação histórica, tendo em vista principalmente a fase do Ciclo do Ouro, o Folclore mineiro é considerado um dos mais ricos do Brasil.
    texto de Antônio de Paiva Moura, publicado em Revista da CMFl, No. 25, 2013.
    IXª Semana Mineira de Folclore - 1973
    texto publicado em "O Estado de São Paulo", SP, 05/11/1973

    A Comissão Mineira de Folclore vai comemorar seus 25 anos de atividades, promovendo, de 15 a 22 próximos, em Belo Horizonte, a IX Semana do Folclore, que incluirá a apresentação de grupos folclóricos, serestas, feira de artesanato, retreta, missa conga e a festa de Iemanjá, na lagoa da Pampulha. Leia mais.
    Iª Semana de Folclore da UFMG - 1969
    ... Nesta perspctiva - e como medida preliminar - deverá ser realizada a I SEMANA DE FOLCLORE DA UFMG, devendo esta conter duas partes: uma de estudos e outra cultural, ambas abrangentes e em têrmos de cursos, debates, exposições, espetáculos.
    ÉPOCA - 17 de agôsto de 1969 leia o documento completo
    As Semanas Anteriores

    Nosso propósito é publicar, aqui, nesta páginas, informações sobre todas elas.
    Voltar ao inicio da página